Via: Notícias da Bahia
O vereador de Salvador, Silvio Humberto (PSB), falou nesta segunda-feira (18) da importância de, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra ser um feriado nacional – neste ano, as celebrações ocorrem na próxima quarta-feira (20).
A data virou feriado após sanção do presidente Lula (PT), em 2023, a um projeto cuja autoria foi o senador Randolfe Rodrigues (PT-AC). Antes da decisão do mandatário, cada estado e município era responsável por determinar se o Dia da Consciência Negra seria ou não feriado.
Neste cenário unidades federativas como São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas e em cerca de 1.200 cidades pelo país. No entanto, em Salvador, maior cidade negra fora da África, a situação era diferente. Agora, todo o território nacional será abrangido.
“Você ter a oportunidade, hoje, de ter esse 20 de Novembro […] é uma afirmação do nosso protagonismo […] e que você tem que refletir para onde nós estamos indo. Agora, é importante ter aquele cuidado para que não transformem o nosso 20 de Novembro em espetáculo, porque quando se entra nesse campo você esvazia o conteúdo político e histórico, o significado dessa data para todos nós. Enquanto houver o racismo e suas manifestações a gente segue lutando”, disse o socialista.