Marizete Santiago Silva Pires, aos 58 anos, é uma ativista e agente de saúde no bairro de Periperi. Conhecida por sua dedicação à causa social e pela luta pelos direitos das mulheres, é a idealizadora e coordenadora da ONG “Mulher Por Mulher”, que proporciona acolhimento e instrução a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade.
Além do trabalho na ONG, Marizete é membro do Coletivo “Agbara Dudu-Poder Preto”, que promove a luta pela inclusão de negros e negras nos espaços de poder político. Seu lema, “Mulher preta da saúde na resistência para fazer a diferença!”, reflete sua incansável determinação em lutar por um futuro melhor.
Marizete se inspira em grandes figuras como Luiz Inácio Lula da Silva, Lídice da Mata, Dandara, Maria Quitéria e Zelia González, que a motivam a continuar sua jornada. Como candidata a vereadora de Salvador, ela pretende implementar projetos como “Educar para Vidas Transformar” e “Mãos Acolhedoras”, que já estão em andamento, visando a educação e a sensibilização das comunidades.