A secretária Especial da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Mari Machado, participou da Reunião do Fórum Nacional de Organismos de Mulheres dos Partidos Políticos, representando a secretária Nacional de Mulheres Socialistas, Dora Pires. O encontro, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), aconteceu na quarta-feira (27).
Durante a reunião a ministra Eleonora Menicucci (SPM) relatou que a presidente da República, Dilma Rousseff, assinou uma Portaria que reformula e fortalece a Secretaria.
Foi destacado, durante o fórum, que a Secretaria de Políticas para Mulheres começou a participar de dois comitês: Enfrentamento a Seca e Luz Para Todos.
Apresentaram e defenderam a posição da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, de acompanhar a presença das mulheres nas eleições de outubro. Mari Machado apresentou uma proposta, que foi aprovada pelas mulheres presentes, que formaliza o apoio à ministra Carmem Lucia.
Assim, ficou decidido que o Fórum encaminhará uma carta à ministra de apoio a sua decisão sobre a participação feminina no pleito de 2012 e, ainda, parabenizando-a por assumir o posto mais alto do TSE.
Mari Machado explicou que todos entendem o problema das mulheres e que é preciso fortalecer as instancias de mulheres. “Nós entendemos que o problema das mulheres é de todos os partidos, é preciso constituir políticas que vão além dos 30% da cota e que suas candidaturas se deem naturalmente”, concluiu.
O Fórum de Mulheres Políticas foi constituído no 1º mandato do ex-presidente Lula e tem a finalidade de promover o diálogo entre as mulheres dirigentes de Partidos e instâncias de mulheres.
Estiveram presentes na reunião a ministra Eleonora Menicucci (SPM); a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares; a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho; entre outras. O encontro reuniu também representantes de diversos partidos, como PSB; PT; PCdoB; PR; PMDB; PP; PPS; PSDB; PRB e PDT.
O Fórum realizará encontros regularmente e o PSB estará presente.